quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Diário de uma Viagem. Málaga, Marbela e La Ronda.

De Granada seguimos em direção ao mar para costear o litoral e chegar até Málaga, a segunda cidade da Andaluzia, com cerca de 600.000 habitantes. A cidade é portuária, sendo o grande centro de comércio com o continente africano. Está próximo ao Estreito de Gibraltar e do Marrocos. Seu porto natural sempre foi muito disputado por fenícios, romanos e mouros. São famosas as montanhas de Málaga, imensas minas de prata e de cobre. Em seu território foram travados os mais violentos combates, por ocasião da expulsão dos árabes. Foram as batalhas decisivas, em função do porto e das proximidades da África. A rendição final de Granada, em 1492, já foi fruto de negociações.
O teatro romano na cidade de Málaga.

Málaga também sofreu muito durante a Guerra Civil Espanhola, tendo sido bombardeada tanto pelos franquistas, quanto pelos fascistas italianos de Mussolini. Foi um dos baluartes da resistência republicana. Pelo envolvimento do rei Juan Carlos nas negociações que ditaram o fim a ditadura franquista, ele é uma figura muito querida em Málaga, bem como em toda a Andaluzia. O grande desenvolvimento da região só ocorreu a partir de 1975, com a morte de Franco e o fim da longa ditadura. Málaga se internacionalizou, especialmente os seus empreendimentos imobiliários na Costa do Sol. A Costa do Sol possui mais de 160 quilômetros de praias, onde o sol e o clima são atrações maiores do que a própria praia de areias escuras. O seu aeroporto é um dos mais movimentados, recebendo uma imensidão de turistas.É uma cidade voltada para serviços e férias.
A beleza da categral da cidade de Málaga.

A cidade também é conhecida pelo seu centro histórico. Ali existe um belo teatro romano, datado de dois séculos antes de Cristo e totalmente restaurado. Junto ao teatro se situa um enorme palácio mouro, a fortaleza de Alcazaba. A sua catedral, é carinhosamente chamada de manquita, a manca, por ser inacabada. O dinheiro de uma de suas torres foi destinada a ajudas humanitárias. Mesmo assim ela foi construída ao longo de duzentos anos, recebendo as influências estilísticas, destes diferentes anos. A cidade também se tornou famosa a partir de um vinho regional, doce. O filho mais ilustre da cidade é Pablo Picasso e a casa em que se deu o seu nascimento, abriga hoje um museu a ele dedicado. Passamos uma manhã nesta cidade.
A casa em que nasceu Pablo Picasso, em Málaga foi transformada em Museu Picasso.

É costume tomar um café por volta das10:00 horas da manhã, que a hora do almoço se dará por volta das 14:00 horas. Depois ainda vem a hora sexta, de descanso sagrado, para as atividades econômicas serem retomadas, apenas, após  as 16:00. O sol se põem depois das 22:00 horas. Isto é no verão. A maior festa popular é a semana santa. Neste quesito Málaga disputa a primazia com Sevilha. São procissões que se celebram e existe uma verdadeira disputa entre as confrarias, para ver quem apresenta as maiores ornamentações, as roupas mais coloridas, as peças de arte sacra mais valiosas, como sacrários e custódias, além dos mais belos pálios e andores. Durante as procissões são cantadas as saetas, cantos que mostram simultaneamente a tristeza e a esperança.
A fortaleza árabe de Alcazaba em Málaga.

A viagem seguia pela costa mediterrânea, que na região ganha o nome de Costa do Sol. Entre as suas praias mais famosas está Marbela, com a famosa marina de Porto Banus. Marbela abriga famílias reais da Europa, os artistas de cinema e os cantores populares. Depois de ganhar fama internacional, os ricos de toda a Europa sonharam em ali se estabelecer, sendo a região muito apreciada pelos novos ricos da Rússia e dos países do leste europeu, após a dissolução da economia estatal destes países. Nos contava a guia, que as máfias do mundo inteiro procuraram aí construir suas mansões. Lamentava também profundamente todas a destruição ecológica que acompanhou esta especulação imobiliária. Hoje existem leis ambientais rigorosas.

A Costa do Sol é uma das alavancas do turismo espanhol, que recebe mais de 55.000.000 de turistas, anualmente. Entre os demais balneários famosos, são citados Sotogrande, Estepona, Torremolinos e Fuengirola. O esporte mais praticado é o golf.  Não aprecio este tipo de turismo e me limitei a um lauto almoço, acompanhado de cerveja na pressão, como é chamado o chopp, para seguir viagem.
As enormes fendas na histórica cidade de La Ronda.

E a viagem prosseguiu, tomando agora a direção da montanha. Saímos do nível do mar para, em questão de uns 60 quilômetros subir para mais de 1.500 metros de altitude, onde encontramos a cidade histórica de Ronda, com seus 35.000 habitantes. Ronda foi um dos últimos centros de resistência dos mouros, que se rendeu aos cristãos, apenas em 1485. Ali moram os chamados pueblos blancos, pela tradição herdada dos árabes de pintarem as suas casas de branco. Na cidade existem fendas rochosas enormes, que inclusive dividem a cidade. A cidade possui a mais antiga Casa de Touros de toda a Espanha, junto com um museu taurino. A casa data de 1785. As touradas são esporte nacional e estão proibidas, apenas, em toda a Catalunha.   

Continuamos a viagem até chegarmos em Sevilha, outra terra extremamente encantadora, desde que você suporte o seu calor. Num termômetro nas proximidades do hotel, ele marcava 42 graus as 9:00 da noite. É de endoidar. Haja água, ou produtos similares. Mas isso eu conto amanhã.

Um comentário:

  1. Agradeço o comentário e o convite. Vamos ver. Por enquanto ainda estou focado na Europa. Tenho uma em vista, passando por Alemanha, Praga e Viena. Nos roteiros que vi, entra a Suíça no meio. Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.