domingo, 28 de outubro de 2012

Diário de uma viagem. - Taormina.

A Sicília foi seguramente um dos pontos altos de nossa viagem. A sua posição geográfica fez com que ela sempre tivesse uma importância geopolítica sem par. Ela primeiramente foi a Trinachia grega e depois a Sicília romana. Normandos, bizantinos, espanhóis e franceses também estiveram por aí. Foi uma das últimas regiões a integrar a Itália no seu processo de unificação em 1860.
Olha a maravilha dessas flores de cactus na portaria do hotel em Taormina.

A Trinachia é um símbolos mais famosos do mundo, usada por muitas instituições, e lembra a forma triangular que essa ilha tem. A agricultura e as atividades ligadas ao mar, portos e pesca, formam a sua riqueza. Os seus vinhos figuram entre os melhores do mundo. As lavas vulcânicas são responsáveis pela fertilidade de seus solos. Em torno de seis milhões de pessoas a habitam.
Os gregos foram os primeiros a estarem aí. A Sicília integrava a Magna Grécia. O mais famoso tirano grego na Sicília foi Dionísio, que inclusive trouxe para a ilha o famoso filósofo Platão, para educar o seu filho. É evidente que isso não deu certo. Platão teve que fugir. Dionísio foi o tirano de Siracusa e em seu tempo a sua grande cidade rival foi Cartago. Existe um livro muito bom sobre Dionísio, chama-se O Tirano, de autoria de Valério Massimo Manfredi, editado pelo Rocco.
A presença grega é constante na Sicília. Na foto o teatro greco-romano de Taormina.

A Sicília também é famosa pela sua máfia. Lá está a "Cosa Nostra". As outras duas máfias são a Camorra de Nápoles e a Ndrangheta, da Calábria. Muitos buscam as origens da máfia já a partir da Idade Média, mas a sua presença se faz sentir mesmo a partir do século XIX. Ela se caracteriza pela sua extrema violência e também pela sua integração com o povo, meio inspirada em Robin Hood. Cumpriam ou cumprem a função de "responsabilidade social", atundo nas omissões do Estado.
Em Taormina foram filmadas as cenas italianas do filme O Poderoso Chefão, de Coppola, com a atuação espetacular de Marlon Brando e Al Pacino. As filmagens foram feitas nos arredores de Taormina e existe inclusive um pacote especial para visitar esses locais: a igrejinha, o bar... A máfia está sendo combatida especialmente a partir dos anos 80, pela operação "mãos limpas".
Taormina foi fundada pelos gregos, a Naxos. Pelo fato de ali existir um morro chamado Taurus, os romanos a chamaram de Taormina.
A bela cidade de Taormina.

A cidade é a de maior charme da Sicília e também é considerada a mais cara. É o balneário preferido das pessoas famosas de toda a Europa, especialmente as ligadas ao mundo do cinema. A cultura é um de seus traços mais fortes. Foi só entrar numa loja de CDs e DVDs que os filmes de Fellini, de Pasolini apareceram todos, bem como as músicas de Ênio Morriconi. A procura pela cidade por parte de gente famosa não é de hoje. Estiveram ali Goethe, Nietzsche, Wagner e Oscar Wilde.
Iniciamos a nossa visita a partir do teatro greco-romano de Dionísio e visitamos a vila passando pela porta Messina, até a porta Catânia. Ali também almoçamos. Os preços não foram aqueles com os quais nos assustaram, pelo contrário, estvam bem módicos. Só para comparar: pagamos por um chopp de 400ml, a importância de 2,50 euros, enquanto uma médica de Porto Alegre, que estava conosco, pagou 4 euros por uma coca cola.
 
Uma das paisagens entre a porta Messina e porta Catânia.

A tarde ficou inteira a nossa disposição. As praias que constituem a maior fama de Taormina, não se comparam com as nossas. Elas não tem areia. Todo o solo é pedregoso. Não é bom. Machuca os pés. Tomamos uma cerveja e voltamos para o hotel, um show à parte.
Na praia em Taormina. Observem que o solo não é de areia, mas de pedrinhas.

No hotel funciona de tudo. A única bronca nossa foi com relação a horários. Eles fecham mesmo. O jantar tem duas horas de duração. Depois existem outros ambientes. Na primeira noite havia música italiana, com gaiteiro e pandeiros e dançarinas. Estavam vestidos de garibaldinos e garibaldinas. Muita interação com o público. Na segunda noite havia um músico de boa qualidade, mas esse apenas cumpria uma função. Não interagia com o público e nem sequer agradecia as palmas.
Dois cenários do Hotel Antares. A piscina com a vista de fundo para o mar e uma cena noturna com as luzes e os maravilhosos jardins.

os souvenirs do poderoso chefão estão em toda a parte da cidade. Outra presença em Taormina é o Etna, o vulcão mais ativo nos tempos atuais. Perguntado sobre o lugar mais lindo em passamos nessa viagem, respondi de imediato: Taormina. Depois me lembrei que, em falando da Itália, não se deve fazer comparações. Tudo é maravilhoso. O próximo passo: Siracusa, Noto e Agrigento.

2 comentários:

  1. Oi Pedro! Voi a sicilia com minha familia. Tenho 2 filhos pequenos. Adorei suas noticias. Por favor vc me daria uma dica de hotel? Que horas este antares fecha, vc sabe? Obrigada. Gisele medderma@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisele. Eu viajei com pacote fechado pela EuropaMundo, uma empresa espanhola, que atua em toda a Europa. Os guias falaram muito da superioridade deste hotel. Todos os hotéis da EuropaMundo são quatro estrelas. Talvez seja interessante um contato com eles. No Brasil eles são conveniados com a CVC. Também eles poderão informar. Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.