sábado, 30 de março de 2013

O Povo Brasileiro. Uma Introdução.

Me propus uma tarefa! Despertar para a curiosidade, através de pequenos tópicos, da formação do povo brasileiro, acompanhando a sua trajetória na busca de identidade, através da obra de Darcy Ribeiro O Povo Brasileiro - A Formação e o Sentido de Brasil e do vídeo homônimo produzido em torno de sua obra e de outras valiosas cooperações. O vídeo é algo fantástico. Mobilizou muitas pessoas, do meio cultural e artístico. Sua idealização e direção é de Isa Grinspum Ferraz e uma co-produção da Superfilmes, da TV Cultura, da GNT e da fundação Darcy Ribeiro. Tem participações especiais de Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab'Saber, Paulo Vanzolini e Luiz Melodia, entre outros. Pelo encanto que este vídeo me causou é que pretendo fazer este esforço na sua divulgação.
O belo vídeo - dez capítulos de estudo sobre a formação e a invenção do Brasil.

O vídeo é formado por 10 capítulos, seguindo mais ou menos o traçado do livro. Assim temos a Formação do Povo Brasileiro com dez tópicos de análise, ou dez capítulos. darei as principais participações de cada um deles. São os seguintes:
1. A matriz Tupi.
2. A Matriz Lusa.
3. A Matriz Afro.
4. Encontro e Desencontro.
5. O Brasil Crioulo.
6. O Brasil Sertanejo.
7. O Brasil Caipira.
8. O Brasil Sulino.
9. O Brasil Caboclo
10.A Invenção do Brasil.
A presença de Darcy Ribeiro, nas falas do vídeo.

Nos extras, tem três entrevistas. A primeira é com a idealizadora e diretora do vídeo Isa Grinspum Ferraz, que por treze anos trabalhou com Darcy, lhe dando uma assessoria para materiais audiovisuais. Trabalhava também na criação da TV Escola e que, com a leitura de O Povo Brasileiro, e o encanto que este lhe proporcionou, resolveu divulgá-lo de forma mais ampla, com a produção do vídeo. Com a paixão devida, foi em busca de recursos e, entre a montagem do projeto e a sua apresentação às empresas, levou um ano e meio para conseguir o dinheiro necessário, através da lei de Incentivo à Cultura. Outro ano e meio foi utilizado na sua produção, com visitas a museus, escolha de colaboradores, entrevistas e gravações e mais seis meses para a sua edição. E o resultado estava aí.  Um sucesso, conta Isa, em grande júbilo.

A outra entrevista é com Zita Carvalhosa, a produtora do vídeo. Ela conta basicamente o que foi a sua produção, o levantamento de recursos e como as parcerias foram feitas. Os parceiros eram os apaixonados em conhecer e divulgar o Brasil e, a legislação pró cultura garantiu os recursos.

A última das entrevistas é de Tatiana Memória, presidente da Fundação Darcy Ribeiro, que conta do desejo de Darcy como aspirante à imortalidade e que encontrou na Fundação, a possibilidade de sê-lo. A fundação tem como objetivo principal a formação, abrangendo especialmente os campos da educação, da antropologia e a difusão de seus livros. A fundação se dedica, portanto, ao trabalho e não à filantropia, bem de acordo com as convicções de Darcy: acreditar nos resultados do trabalho e não da caridade.
Tatiana ainda nos conta da obsessão de Darcy com este livro, que não conseguia concluir. O fez após a fuga da UTI., diante do espectro da morte. Em apenas 45 dias terminou a sua obra, que vinha escrevendo a mais de trinta anos. Nos conta ainda, que este livro é, entre os livros de Darcy, o que mais vende, cerca de 600 a 700 exemplares por mês.

Isa nos conta com entusiasmo, que Aziz Ab'Saber usa este material em suas aulas introdutórias em todas as suas andanças mundo afora. Por ser um material profundamente abrangente, e acima de tudo extremamente humano é um material que deveria ser trabalhado em cursos de formação, tanto pelas secretarias de educação, quanto pelos sindicatos e, obviamente nos cursos de graduação, num vasto campo de disciplinas.
Se conseguir mais alguns leitores para a obra de Darcy, me darei por muito satisfeito. A minha intenção é provocar para que isso aconteça. Esta é a tarefa dos dez próximos posts.

2 comentários:

  1. muito bom esse blog ameiii e me ajudu muito no meu trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Larissa. Que bom que ajudou no seu trabalho. Uma referência a Darcy Ribeiro sempre valoriza qualquer trabalho. Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.